terça-feira, 21 de julho de 2009

O paraíso é logo ali...

Após alguns anos sem férias, cá estou eu aproveitando-as, merecidamente...

Como eu havia mencionado, desisti de alguns planos e fiquei aqui pelo nosso Brasil mesmo, descobrindo belezas que eu não sabia que existiam.

Na primeira parte das férias, decidi pelo ecoturismo (soa politicamente correto... rsss). Na verdade, queria saber porque pessoas de todo o país e tantos estrangeiros voltam encantados da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Apesar de tão pertinho aqui de Brasília, fui pela primeira vez e o lugar (me perdoem o clichê) é realmente o paraíso! Quem acredita sabe que para entrar no paraíso é necessário muito esforço. E haja esforço! Principalmente para quem não é acostumado com esportes radicais, como eu...


À entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros os guias explicam as dificuldades que serão enfrentadas nas trilhas para chegar às cachoeiras.







Eu e o grupo de mochileiros caminhamos 5 Km (quase 2 horas) no meio do cerrado seco e duro (definição da minha irmã), debaixo de Sol quente, com subidas bastante íngremes, atravessando pontes que "balançam, mas não caem", fazendo escaladas.


Cansados, com sede e com fome, ao fim da caminhada estávamos nos canyons, pensando: "valeu a pena o esforço, chegamos ao paraíso!". As fotos falam por si.

Fotos: Canyon 2












Ficamos uns 40 minutos aproveitando a água gelada da cachoeira e seguimos por uma trilha ainda mais difícil para chegar a cachoeira Cariocas, mais bonita que a anterior.

Daí a importância de carregar na mochila pelo menos 3 litros de água e alguma comida para nos abastecermos antes da caminhada de volta (mais 2 horas).

No trajeto até a Cariocas, há partes em que é preciso descer as pedras sentado, para não escorregar e despencar lá embaixo. O guia está sempre orientando os aventureiros para evitar que dêem um passo em falso.

Fotos: Cariocas


















Ao todo, fiz nesse dia os 10 Km mais difíceis da minha vida, para minha surpresa. Só quando pulei de asa delta, há dois anos, senti a mesma sensação de saber que agora estou pronta para enfrentar qualquer desafio.

Também somente após esta viagem entendi o nome da cidade "Alto Paraíso". Não adianta tentar explicar para quem nunca esteve no local. Para entender o porquê da fama da Chapada e da vila São Jorge - porta de entrada para o parque, para as fazendas e para o Vale da Lua - só vendo com os próprios olhos.

Em nenhum outro lugar do Brasil e, quiçá do mundo, podemos avistar um céu como o da Vila São Jorge. Pena eu não ter conseguido fotografar, mas como todos dizem, está registrado em minha memória.

Se der para imaginar, pense em uma pintura de um céu onde não haja sequer um espaço com ausência de estrelas. Para onde quer que você olhe, 360 graus ao seu redor, lá estão elas, piscando, mostrando um universo imenso acima de nós. Para completar, me emocionei ao ver nessa noite duas estrelas cadentes e, claro, fiz meus pedidos.

À noite, sugiro um jantar no restaurante Lua de São Jorge, na vila de mesmo nome. A comida e o atendimento são ótimos, o ambiente é a luz de velas, com música ao vivo, e tem até um espaço com lareira e colchões para deitar e apreciar o ceú estrelado.

Foto: Lua de São Jorge


Eu estive ainda na fazenda Raizama, onde foi realizado o festival Moonstock, com apresentação de bandas da região e de Brasília. Lá, fizemos mais 6 Km de trilha.

Fotos: Fazenda Raizama


















Nesse passeio, apenas não encontrei os tão falados E.T.s e nem vi a lendária base onde pousam os ovnis mas, quem sabe, em uma próxima oportunidade.

Agora, é seguir com a segunda etapa das minhas férias!!

4 comentários:

  1. Que fotos legais Portuguesa!
    A Chapada é realmente linda mesmo...
    Beijo!
    Guilherme Strozi

    ResponderExcluir
  2. Pois é, amei o lugar e pretendo voltar!

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu estava nesse local nessa mesma epoca, que teve o moonstock...
    me arrepiei lendo o que escreveu, foi a primeira vez q fui tambem...
    o Lugar eh simplesmente magico, e apesar do céu ser um só no mundo inteiro, o de lá realmente é diferente e muito [muito mesmo] encantador...!
    Pra gente de brasilia é um privilegio, pois moramos ao ladinho do paraiso =]

    Bjs boa viagem =*

    ResponderExcluir
  4. Que legal, Tayla, fico feliz por você ter se identificado com o que escrevi. Também considero um privilégio morar próximo a um lugar lindo como esse.
    Bj

    ResponderExcluir