domingo, 21 de junho de 2009

E por falar em criatividade ...

A maioria das pessoas se julga pouco criativa. E há motivos que as levam a pensar dessa forma: bloqueios emocionais, culturais e alguns mitos que vão sendo ensinados.

Passamos parte de nossa vida ouvindo de nossa família, em nossa escola, no trabalho, na igreja, e em tantas outras instituições de nossa sociedade: “não vai dar certo, as pessoas vão deixar de me admirar se eu fizer tal coisa, não serei valorizado, o pessoal é resistente a inovações, são as normas da empresa, sempre fizemos desta forma...”.

Objeções como essas vão podando nosso potencial criativo. Ouvimos falar que criatividade é um dom dos gênios, característica de pessoas desorganizadas, diferentes ou pouco sérias. Mas isso não é verdade.

Podemos ilustrar esse assunto com três historinhas.


Se colocarmos um falcão em um cercado de um metro quadrado,
inteiramente aberto por cima, você sabe o que acontece?

O pássaro, apesar de sua incrível habilidade de voar, será um prisioneiro absoluto! E a razão é porque um falcão sempre
começa seu vôo com uma pequena corrida em terra. E, sem espaço para correr, como é seu hábito, nem tentará voar.

Agora, o que acontece se um zangão cair em um pote aberto?

Provavelmente ficará lá até morrer, a menos que seja removido. E o motivo é porque ele nunca vê os meios de fuga no alto, mas persiste em tentar encontrar uma saída pelos lados próximos ao fundo, procurando uma maneira onde não existe nenhuma.



E o morcego, o que acontece se o colocarmos em um piso completamente plano?

Ora, sabemos que o morcego é uma criatura notavelmente ágil no ar, que voa durante a noite. Tudo o que conseguirá fazer será andar de forma confusa, até que alcance alguma ligeira elevação de onde poderá se jogar ao ar.

À nossa volta, vemos muitas pessoas que agem como o falcão, o zangão ou o morcego. Esforçam-se na luta contra todos os seus problemas e frustrações, não percebendo que a resposta certa está logo "acima" delas.

Ora, o ser humano não precisa ser como um falcão, incapaz de alterar sua rotina, nem como um zangão, incapaz de enxergar outras maneiras além da que parece ser a única.

É somente por meio da criatividade que conseguimos inovar, ampliar o círculo de influências, criar algo inédito a partir de uma ou várias idéias.

As pessoas que se destacam em qualquer área são aquelas que não se acomodam, que descobrem formas de melhorar o que já existe. Profissionais criativos são dotados de curiosidade. Ao receberem uma tarefa, não se contentam em fazer apenas o que se espera dele. Pelo contrário, querem saber por que estão fazendo aquilo e como seu trabalho irá repercutir em outras áreas.

O ser humano é inacabado, está sempre em processo de desenvolvimento, e por isso, precisamos observar e perceber as mudanças à nossa volta.

6 comentários:

  1. Antonio Donizete Pignatti22 de junho de 2009 às 07:34

    Oi Nádia, meus parabéns pela iniciativa e criatividade na criação de seu blog. Tudo que escreveu é verdade.
    Aproveitando o momento de seu texto, estarei finalizando o livro, "Esporte Negócio, uma proposta para o Distrito Federal" esta semana e, o seu lançamento, provavelmente, será em agosto.
    Continue firme nos seus propósitos. Beijo! Toni.

    ResponderExcluir
  2. Toni, parabéns pelo livro! Aguardo o convite para o lançamento!

    bjs,
    Nádia.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, vc tá chic de doerrr, heim? rsrsrs
    Quero um autógrafo para posteridade..kkkk...nunca se sabe quando iremos precisar de uma graninha extra, não é mesmo?kkkkkkk
    Parabéns e sucesso no seu blog!
    Bjus Bjus,
    Guta

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Gutinha!! Pode deixar que quando fizer sucesso não esquecerei de você! rsss

    bjss, querida.

    ResponderExcluir
  5. Êta menina arretada da peste! Gostei mesmo da iniciativa e gostaria de copiar. Quem sabe um dia. Assino embaixo do que vc fala sobre criatividade. Legal mesmo. Parabéns, gata e muito sucesso!!!
    Beijos, Joana.

    ResponderExcluir
  6. :o) Joana, querida, vá em frente, tem todo o meu apoio!!! Ainda mais você que é uma empreendedora de sucesso arretada!! Marque uma data para começar e mãos à obra.

    Bjss e obrigada.

    ResponderExcluir