terça-feira, 23 de junho de 2009

México depois da gripe...


As férias de julho estão chegando e, provavelmente, muitas viagens que estavam programadas para o exterior terão que ser adiadas por conta da gripe suína (ou A H1N1).

A Argentina, que estava justamente na minha lista de opções é, junto com o Chile, o principal foco de infecção de turistas brasileiros. Por via das dúvidas, acho que seguirei a recomendação feita hoje pelo Ministério da Saúde para evitar viagens aos dois países.

Não sobram muitas opções na América do Sul. Subindo no mapa, pensei em voltar ao México, mas sendo o epicentro da doença, também não acho boa idéia.

Aliás, atualmente está difícil definir um lugar seguro para passar férias. Para chegar até a Europa, precisamos sobrevoar a mesma região onde aconteceu o acidente com o Airbus da Air France e onde, quase que diariamente, aeronaves têm passado por turbulências deixando passageiros feridos em pleno vôo.

Ainda sobram Estados Unidos, Canadá e Austrália, mas estes, junto com o México, estão na lista de países com transmissão sustentada da Organização Mundial de Saúde.

Nessa procura por um destino, lembrei de minha ida ao México, há alguns anos, para cobrir a Cúpula Extraordinária das Américas. Estavam presentes, além do nosso presidente da República, chefes de Estado de 34 países, unidos por um discurso de combate à pobreza no mundo.

Na verdade, fiquei em Monterrey, uma pacata cidade de 400 anos, ao norte do país. Sempre que viajo, sinto que deveria voltar ao mesmo lugar para conhecê-lo melhor e descobrir peculiaridades que me fazem pensar no Brasil. O cenário me lembrou muito o Rio de Janeiro.

Apesar do frio de um inverno de 5 graus de madrugada e 17 graus durante o dia, me senti em casa, em Monterrey, no meio daquelas ruas desertas, prédios antigos, casas e igrejas tombadas pelo patrimônio histórico e, ao fundo, um cenário de montanhas onde se podia avistar a favela conhecida como Colônia Independência, ao redor da zona central.

Me chamou a atenção o contraste de vida da população, similar ao que se vê no Brasil. Se em Monterrey não há muito luxo, a 15 minutos dali o município de San Pedro apresenta algumas das mais belas residências do México, onde vivem políticos, empresários e onde a parcela da população de alta renda mantém suas casas de fim de semana.

Ainda não decidi para onde vou, mas incluí o México na minha lista de lugares interessantes para visitar, depois que passar essa epidemia de gripe.

3 comentários:

  1. Hola Nadia ya no hay influ HiNi en Mexico, puedes venir con tranquilidad.
    Saludos,
    Alfredo
    Jalisco, Mexico

    ResponderExcluir
  2. Si quieres mas informacion de aca, avisame.
    samalf55@hotmail.com

    Alfredo

    ResponderExcluir
  3. Hola, queridos

    Gracias por las informaciones.

    Saludos,

    Nádia.

    ResponderExcluir